Você pode ser um novato na busca por um emprego, ou pode ser um veterano que já enfrentou muitos processos seletivos. O fato de ser entrevistado e avaliado por outra pessoa nunca será uma situação agradável ou confortável. Ninguém gosta de ser avaliado nos mínimos detalhes.
É claro que as pessoas são diferentes e se comportam de maneira diferente, mas o fato é que ninguém enfrenta com indiferença esse momento.
Tudo pode pesar contra ou a favor. Tudo mesmo. O ambiente que estava na sua casa quando você saiu para a entrevista; o tipo de transporte que você utilizou para se locomover até o endereço indicado; a roupa e os sapatos que escolheu para ir; o tempo que você tem até o local da entrevista. Todos esses fatores pesarão em como você se comportará diante do entrevistador.
Você será mal avaliado, sim, se chegar atrasado, independente da desculpa que arranjar, mesmo que verdadeira. Programe-se. Jamais chegue atrasado.
O entrevistador vai pensar da seguinte forma: se esse sujeito não consegue se programar para chegar aqui dentro do horário, como conseguirá se programar para executar suas tarefas? Programe-se. Saia cedo. Mas não chegue tão cedo, 20 minutos antes são suficientes.
Caso chegue muito cedo, de uma volta no quarteirão, leia alguma coisa, tome uma água. Só entre no local da entrevista 20 minutos antes.
Também evite chegar eufórico e suado. Mostra que está fazendo as pressas as coisas, que estava fazendo algo mais importante do que se preparar adequadamente para a entrevista.
Sim, o tema de hoje é tempo. Pode ter certeza que é um dos fatores mais avaliados no início de qualquer processo seletivo: como você faz a gestão do seu tempo.
Muitas pessoas se dão mal na gestão e uso do tempo por hábitos ruins que se tornaram parte da rotina, exemplo: minha entrevista é as 8:00 da manhã. Deixe roupas e sapatos prontos na véspera, não vá organizar isso de manhã. Acorde cedo e se preocupe apenas em se arrumar e chegar arrasando. E 20 minutos antes.
Por Luciana Viturino
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?