Manter-se calmo em situações extremas é uma das características que as pessoas que querem ser bem sucedidas devem ter. É extremamente admirável o profissional que consegue manter o controle perante situações em que qualquer um perderia a calma. Esses profissionais também estão entre os mais desejados pelas empresas.
Algumas dicas são simples e essenciais para manter a calma:
– Diminua o café: O café tem a fama de ser um bom estimulante, porém o consumo excessivo de café libera quantidades nada desejáveis de um hormônio chamado adrenalina. Aquele que usamos em situação de perigo, como forma de defesa do organismo. Se estamos sob pressão no trabalho e temos muita adrenalina no sangue, temos a receita para uma resposta indesejável.
– Descanse: Uma boa noite de sono e momentos de distração são uma boa receita para diminuir a pressão e assim evitar momentos de reações súbitas. Dê mais valor ao lazer, ele será uma válvula de escape que com certeza te ajudará em muitos momentos.
– Peça ajuda: de nada adianta tentar resolver todos os problemas de uma só vez, e principalmente sozinho. Se precisar, chame ajuda. A humildade de reconhecer que seu limite acabou ajuda a não sobrecarregar seus ombros com responsabilidades que não poderá lidar. Quem pede ajuda pode receber orientações de uma pessoa com outra visão, já que não está envolvida diretamente com o problema.
Se todas essas dicas não fizeram efeito e você estiver prestes a explodir, a última dica pode parecer a mais simples, mas ainda é a mais eficaz: respire! Tente não responder com a cabeça quente, ou sem pensar. Sempre se retire todas às vezes em que perceber que terá uma atitude impensada ou inesperada.
Seguindo essas dicas, sua capacidade de lidar com as pressões no ambiente de trabalho será multiplicada, e você terá a principal característica para ser um profissional bem sucedido: o controle completo sobre suas emoções.
Por Patrícia Generoso
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?