Sabia que a ansiedade pode estar travando o seu desenvolvimento pessoal e profissional? É preciso ter cautela para lidar com a ansiedade, sobretudo quando este sentimento mistura aos anseios na carreira. Por exemplo, um profissional extremamente ansioso pode perder o controle emocional e desenvolver vários tipos de doenças como, por exemplo, gastrite ou taquicardia.
Nas empresas, existem determinados tipos de comportamentos que revelam o nível de ansiedade de muitos empregados. Geralmente, os mais ansiosos podem querer mostrar serviço o tempo todo e acabar sendo inconveniente. Por isso, é fundamental saber ser proativo e também respeitar o espaço do outro colaborador. Ou seja, evite querer ajudar as pessoas o tempo todo ou pegar muito trabalho para mostrar a sua capacidade. Neste sentido, comprometa-se somente com o que você pode cumprir.
As pessoas muito ansiosas são extremamente pessimistas e, normalmente, costumam ver apenas o lado negativo das situações e consideram que tudo vai dar errado e os objetivos não serão alcançados. Por isso, os profissionais podem tomar decisões precipitadas, sem avaliar os prós ou contras das situações e por agir por impulso, podem perder boas oportunidades.
Este sentimento também pode provocar muita desmotivação e assim o profissional pode querer atirar para todos os lados e perder o foco. Assim, a pessoa acaba sofrendo por esperar uma promoção nova ou até uma mudança na carreira.
A ansiedade também pode gerar instabilidade, porque a pessoa pode ficar em dúvida sobre o que ela quer para a vida. Devido à isso, acaba mudando de emprego rápido e buscando outras oportunidades com medo de se frustar. Desta forma, a pessoa não enxerga que o problema esta nela e que precisa ser consertado, e no futuro isso pode gerar um ciclo vicioso.
Portanto, este sentimento pode ser controlado e a pessoa precisa aprender a superá-lo. O controle pode ser feito através do lazer, atividades físicas ou meditação. Você se considera muito ansioso?
Por Babi
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?